Estilo Vintage x Estilo Retrô

Olá, pessoal!

Como estão?

Hoje vamos abordar dois temas que muito têm a ver com nossa loja vintage e estão em voga nos dias atuais: o Estilo Vintage e o Estilo Retrô.

Diferenças entre o Estilo vintage e o estilo Retrô.

Mas afinal qual a diferença entre os conceitos VINTAGE e RETRÔ?

Apesar destes dois termos se referirem ao passado, existe uma diferença conceitual entre eles: os produtos vintage são originalmente antigos, já os artigos retrôs são uma releitura do antigo (algo moderno com cara de antigo).

Mas vamos conhecer um pouco mais da etimologia destes conceitos!

O termo vintage tem duas origens possíveis:

• Inglesa vindima que significa “colheita”
• Francês antigo vendenge: também com o significado associado à safra de uvas.

Estes significados se referem a boas safras de vinho, às melhores colheitas ao longo dos anos. Nesse sentido, trazendo para o significado contemporâneo, a moda vintage vem com o uso de peças antigas, que são clássicas e, pela excelente qualidade, são itens ainda mais estimados ao longo dos anos.

As roupas vintage, por exemplo, são aquelas que você rouba do armário de sua mãe e de sua avó ou compra em um brechó. Possuem a originalidade do tempo, são peças de roupa ou acessórios que pertencem a uma outra época e que por serem clássicas e possuírem uma ótima conservação permanecem lindas nos dias atuais.Watch Full Movie Online Streaming Online and Download

O termo é muito usado para se referir ao estilo de vida que nos remete dos anos 20 aos anos 60, mas há quem aceite que qualquer artigo após 20 anos, já possa ser considerado “vintage“.

Já a etimologia da palavra retrô tem origem do francês rétrospectif (retrospectiva). É um artigo atual inspirado no conceito antigo. São os tais artigos que se inspiram nas peças vintage, mas que são produzidos como releitura nos dias de hoje.

Vamos ver alguns exemplos?

Vintage x RetrôVintage                                                                             Retrô

Vintage x Retrô

Vintage                                                                             Retrô

Vintage x Retrô

Vintage                                                                             Retrô

Na decoração, tanto o estilo vintage como o estilo retrô são utilizados. Nos antiquários você pode garimpar as peças vintage e nas lojas atuais de decoração, sempre irá encontrar as releituras destes móveis de forma contemporânea, sempre pesando em tons vibrantes como vermelho vivo, o azul misturado à madeira natural ou aquele amarelo claro. Os itens vintage, costumam ser mais caros que os retrôs, por serem peças autênticas.

Para decoração, é bem interessante mesclar o vintage e o retrô: o vintage tem um ar sóbrio, enquanto o retrô, costuma trazer o lúdico, com muita cor e cores ousadas!

Decoração estilo vintage
Decoração estilo retrô

Voltando para a moda, daremos algumas dicas para as mulheres de como se vestir estilo vintage (caso encontrem as roupas em brechó) ou como usar peças retrô, caso busquem algo mais contemporâneo.

• Estampas de bolinha (poá):

Abuse das bolinhas! Elas podem te dar um ar mais descolados (bolinhas grandes) ou um ar mais romântico e delicado (as bolinhas pequenas).

“Menos é mais” (Mies Van der Rohe) = não precisa usar todo o seu look em bolinhas! Um acessório ou peça de roupa já são suficientes para deixar você muito charmosa! Nos demais itens de seu visual coloque tons neutros, mantendo a peça de bolinha como protagonista em seu look!

Dica:Colares, gargantilhas e brincos de pérola complementam muito bem o visual!

• Estampas “liberty”:

São estampas mini-florais. O estilo possui este nome, pois foi criado pelo inglês Arthur Liberty que revolucionou o mundo da moda com esta nova linguagem na virada do século XX.

As estampas liberty caem muito bem em saias de cintura alta, por exemplo. Você pode complementar o look com uma peça de roupa clara e ficará muito elegante!

A cintura alta caracteriza muito este estilo. Você pode apostar em shorts em tecidos finos, ou saias plissadas, saias midi e complementar com camisas em tons claros, croppeds ou blusas com gola alta. As listras horizontais também ficam muito bem com a cintura alta.

• Vestidos:

Você pode apostar nos vestidos com corte reto e solto, lembrando o estilo anos 20 ou nos mais acinturados (mais cheios embaixo e bem acinturados na altura do umbigo), lembrando anos 50/60.

Gostaram das dicas? Possuem alguma sugestão?

Logo faremos um post sobre dicas do estilo retrô para o público masculino!

Até a próxima!
Amanda – Equipe Chapelaria Vintage

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *