Chapéu Fedora Gângster: um ícone do cinema nos dias atuais

Boa tarde, pessoal!

Como vão?

Hoje vamos abordar um pouco sobre o Chapéu Fedora Gângster, falando sobre suas origens no cinema, como símbolo do esteriótipo mafioso (chapéu gângster) até se tornar um acessório atual, muito usado por artistas e fashionistas.

Chapéu Fedora Gângster: conheça sua história

A imagem do Fedora associada como chapéu social gângster (chapéu gângster fedora) se iniciou com dois filmes franceses chamados: Borsalino (1970) e Borsalino & Cia (1974), dirigidos por Jacques Déray. Os filmes eram interpretados por gângsters e possuem este nome, pois o chapéu borsalino era utilizado pelos atores.

Chapéu Fedora Gângster - Filmes: Borsalino (1970) e Borsalino & Cia (1974)

Chapéu Fedora Gângster - Filmes: Borsalino (1970) e Borsalino & Cia (1974)

Chapéu Fedora Gângster - Filmes: Borsalino (1970) e Borsalino & Cia (1974)

Os chapéus borsalinos, hoje, associados aos chapéus fedora, eram chapéus de uma marca italiana, a Borsalino, que produzia acessórios masculinos. A fábrica, anualmente, manufaturava milhões de chapéus, se tornando um ícone do início do século XX. A fama foi tanta, que fez com que o modelo fedora fosse associado ao nome borsalino e, ainda hoje, algumas pessoas se referem ao modelo de chapéu fedora como modelo borsalino.

O chapéu fedora chegou a contracenar no cinema tanto como chapéu fedora gângster (ou chapéu gângster) como chapéu de detetive . A imagem do detetive juntamente com um casaco ou sobretudo e um fedora aba curta é muito vista nos cinemas. Na década de 40, o personagem Philip Marlowe no filme “A beira do Abismo” usava um fedora aba curta com muita elegância.

O famoso Sherlock Holmes também era um ícone com aquele chapéu/boina, marcando seu visual!

Boina - Sherlock Holmes

O chapéu fedora gângster também foi usado por grandes nomes como Harrison Ford no clássico Indiana Jones, Frank Sinatra e, atualmente, pelo protagonista Don Drapper, na série Mad Men.

Chapéu Fedora Gângster no Cinema e em Seriados

Chapéu Fedora Gângster no Cinema e em Seriados

Chapéu Fedora Gângster no Cinema e em Seriados

Outro figura que tinha o chapéu Fedora como marca registrada foi o cantor pop norte-americano Michael Jackson.

Michael Jackson usando Chapéu Fedora

Além disso, considerando o uso contemporâneo, famosos, como Johnny Depp, Justin Timberlake, Jéssica Alba, Bruno Mars, Neymar e Bruna Marquezine, por exemplo, utilizam o chapéu gângster fedora como peça-chave de muitos looks!

Neymar usando Chapéu Fedora

Bruna Marquezine usando Chapéu Fedora

Voltando à história, o chapéu fedora se tornou muito popular após o filme Indiana Jones. Tempo depois o modelo passou por diversas adaptações adotando novas versões e se reinventando no cinema e no cotidiano.

Movido pela influência de filmes, o modelo mais conhecido e procurado é o modelo fedora aba média com copa alta e depressão no topo da copa. Seu material original é de feltro, mas pode ser encontrado em diferentes tipos de materiais.

No universo masculino, saindo do cinema, o chapéu fedora já foi um acessório imprescindível, os homens não saíam de casa sem ele. Tempos depois foi se tornando obsoleto.

Atualmente, o chapéu voltou com tudo no vestuário masculino, se tornando um acessório forte no mundo da moda: um símbolo de estilo.

Aqui daremos algumas dicas de como usar o chapéu fedora nos dias atuais. Vamos lá:

Homens que preferem o fedora estilo clássico, com aba curta, podem usá-lo com terno e a camisa social. Caso o terno seja em tom escuro, combine-o com um fedora em tom claro, como bege ou cinza, por exemplo. O contraste dará muita elegância ao look.

Chapéu fedora para look social

O chapéu fedora combina também com o estilo esporte fino, homens que são fãs de sapatos social e blazer, podem usar e abusar do modelo! O acessório compõe o look elegante incrementando o visual.

Look - chapéu fedora para estilo esporte fino

Outro look que combina com o acessório de um modo simples e possível para o uso no dia-a-dia é suéter e/ou cardigan + calça preta. Camisas étnicas também combinam muito com este tipo de visual. Use e abuse do chapéu e complemente o estilo!

Look - chapéu fedora com suéter ou cardigan

Já para os homens que preferem um estilo mais urbano e tradicional, a calça preta, a camisa jeans e o blazer em tom contrário também combinam com o chapéu. O chapéu fedora na cor preta ou marrom escuro da um toque final a produção!

Look - chapéu fedora para estilos urbanos e tradicionais

Para estilos mais básicos, sem muita produção, o chapéu também pode ser a peça chave. Combine a calça jeans (tom claro) ou de sarja com camisas brancas ou cinzas. A camisa amarrada na cintura e o chapéu fedora ganham destaque, dando um up no visual.

Look - chapéu fedora para estilos básicos

Lembrando que o chapéu também pode compor looks femininos, deixando a produção de arrasar! Famosas como Jéssica Alba, Anne Hathaway, Thaila Ayala, Nikki Reed são fãs do acessório e montam diversos looks com ele, vejam:

Jessica Alba usando Chapéu Fedora

Famosas usando Chapéu Fedora

Famosos usando Chapéu Fedora

Gostaram do histórico do Fedora no cinema? E sobre os looks, sugerem outros visuais com Fedora?

Um forte abraço,
Amanda – Equipe Chapelaria Vintage

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *